Pandemia faz disparar procura por aplicações de entregas em Angola

encomendas online
Spread the love

Com restaurantes fechados e restrições ao comércio e circulação de pessoas devido ao estado de emergência, os angolanos voltaram-se para as entregas ao domicílio, fazendo disparar o negócio das aplicações que cresceu, nalguns casos, 500%.

É o caso da Tupuca, uma aplicação de encomendas online de empreendedores angolanos, que cresceu “basicamente 500%” desde o mês passado, segundo o CEO Wilson Ganga.

Também Pedro Beirão, CEO da Appy Saúde, uma plataforma digital para serviços de saúde, viu o número de pedidos duplicar neste período, com um pico em março, no início do estado de emergência devido ao “pânico” das pessoas e à escassez repentina de produtos farmacêuticos. Em declarações à Lusa, o empresário Wilson Ganga adiantou que, além da facturação também o número de parceiros aumentou substancialmente, passando de 200 para os actuais 250, havendo já mais de 500 em lista de espera.

A plataforma, inicialmente mais vocacionada para a restauração, viu nos últimos tempos o negócio alargar-se aos supermercados, bebidas, farmácias e, mais recentemente, à moda.

Embora as refeições continuem a ser o prato forte da Tupuca, concentrando cerca de 70% dos pedidos, intensificou-se também a procura por outro tipo de produtos tendo algumas cadeias de híper e supermercados aderido recentemente à plataforma. “A procura dos clientes aumentou muito”, sublinhou Wilson Ganga, acrescentando que foram contratados mais 75 “tupuquinhas” para fazer as entregas.

Para atender à procura, os empresários adaptaram-se e direccionaram a frota da empresa mais recente do grupo, a T’Leva, uma plataforma de transporte de pessoas e bens lançada em fevereiro de 2019, para as entregas.

“Como a procura da T’Leva baixou, sobretudo aos fins de semana, direccionámos a frota do T’Leva para o Tupuca e os motoristas do T’Leva que estão a fazer os dois serviços, podem fazer entregas ou serviços de táxi”, detalhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *