Hospital de Santa Maria começa esta terça-feira a realizar testes serológicos ao coronavírus

Spread the love

Ao longo do último mês, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte realizou 8 mil testes de diagnóstico à Covid-19, uma média de 300/dia. Agora, começam a ser feitos os testes que permitem avaliar anticorpos

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, começa esta terça-feira a realizar testes serológicos a doentes e profissionais para “aferir o grau de exposição ao novo coronavírus”. De acordo com um comunicado enviado aos meios de comunicação social, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte já realizou, em pouco mais de um mês, oito mil testes de diagnóstico à Covid-19.

“A percentagem média de casos positivos do total de oito mil testes realizados entre 10 de Março e 19 de Abril de 2020, somando utentes e profissionais, é de 7%. Até ao último fim de semana foram feitos 1160 testes a profissionais do centro hospitalar”, detalha o comunicado.

“Além do reforço de atividade nesta área, onde garante também rastreio a utentes de lares e de outros hospitais da região Sul, o Serviço de Patologia Clínica do CHULN começa hoje a efetuar testes serológicos quantitativos (IgM e IgG) a doentes e profissionais do centro hospitalar, que permitem aferir o grau de exposição ao novo Coronavírus“, acrescenta o hospital.

Neste período, foram ainda efetuados 1200 testes a utentes de outros hospitais e lares. Na última semana, o Serviço de Patologia Clínica realizou, em média, mais de 300 testes diários, tendo atingido um máximo de 461 rastreios num único dia.

Ao contrário dos testes de diagnóstico habituais, os testes serológicos permitem testar a presença dos anticorpos específicos deste vírus, avaliando assim o grau de imunidade da pessoa — nomeadamente permitindo perceber se alguém foi infetado pelo vírus sem nunca ter chegado a ficar doente.

No início do mês, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já tinha confirmado que Portugal se preparava para começar a testar a imunidade da população portuguesa ao novo coronavírus. Uma perceção generalizada do nível de imunidade ao vírus numa população é um fator decisivo para a adoção e levantamento de medidas de saúde pública em resposta à pandemia.

O diretor clínico do hospital de Santa Maria, Luís Pinheiro, falou esta tarde à Rádio Observador sobre a disponibilização de testes serológicos. “Pode ser útil a caracterizar a evolução da infeção”, explicou, sublinhando que estes testes servem para “avaliar o estado imunológico após a infeção”, mas não garantem a imunidade. “A capacidade laboratorial permite chegar entre os 80 e os 100 por dia, se for necessário”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *