Republicanos que investigam Biden convidam presidente a testemunhar

Spread the love

O comité de supervisão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, controlado pelos republicanos, convidou hoje o Presidente democrata Joe Biden a prestar depoimentos, para responder sobre os alegados negócios da sua família com empresas estrangeiras.

Numa carta, o líder desta comissão, o republicano James Comer, afirma ter provas de que o presidente e os seus familiares receberam “mais de 24 milhões de dólares” de agentes estrangeiros de países como China, Ucrânia, Rússia e Roménia.

“O comité não encontrou um serviço legítimo que justifique estes pagamentos lucrativos”, sublinhou na missiva, onde defendeu que o chefe de Estado democrata deve explicar “sob juramento” a sua participação nas “fontes de rendimento” da sua família.

Os congressistas republicanos, que controlam a maioria da câmara baixa (Câmara dos Representantes), investigam há meses alegadas irregularidades nos negócios de Biden e da sua família, embora não tenham fornecido provas que impliquem o presidente.

No âmbito destas investigações, o filho do presidente, Hunter Biden, compareceu perante o Congresso no final de fevereiro, onde rejeitou as acusações dos republicanos.

A oposição acusa o presidente democrata de ter utilizado a sua influência quando era vice-presidente dos Estados Unidos no Governo de Barack Obama (2009-2017) para ajudar Hunter Biden e outros familiares em alegados negócios irregulares com inimigos do país.

Em dezembro, a Câmara dos Representantes autorizou o início de uma investigação de ‘impeachment’ [destituição, em português] contra Biden.

Contudo, os congressistas não reuniram suficiente ou vontade política para avançar com o processo.

James Comer sinalizou na semana passada que encaminhará as conclusões da sua investigação ao Departamento de Justiça, em vez de forçar novamente uma votação de ‘impeachment’.

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *