OMATAPALO: Empresa do governador da Huila corrompeu sobrinho de Eduardos dos Santos

Spread the love

A empresa do actual governador da província da Huila, Luís Nunes, pagou comissões ilegais ao então presidente da federação angolana de patinagem, Carlos Alberto Jaime “ Calabeto”.

Segundo a denúncia chegada ao Confidence News, entre 2012 e 2013, a OMATAPALO transferiu cerca de de 25 Milhões de dólares para contas ligadas à Carlos Alberto Jaime “ Calabeto”, em Malta, Dubai e Portugal.

Em 2011, o governo Angolano adjudicou as obras para construção de dois pavilhões nas províncias de Luanda e Namibe, para o mundial de Hóquei em Patins que se realizou em setembro.

As obras foram entregues a OMATAPALO, sem experiência de grandes obras na altura. Para construção dos dois pavilhões o governo desembolsou mais de 100 Milhões de dólares, a empresa então liderada por Luís Nunes, que para além de sócio era o Presidente do Conselho de Administração.

A fonte do Confidence News, afirmou que Carlos Alberto Jaime “ Calabeto”, pressionou o seu tio, José Eduardo dos Santos para adjudicar os dois pavilhões de Luanda e Namibe a empresa de Luís Nunes.

Do pacote de subornos acordados entre a OMATAPALO e o sobrinho do então presidente da República, constava igualmente o arrendamento de um condomínio de dez casas no complexo Dream Space, detido por Calabeto, para albergar os técnicos da OMATAPALO num prazo de oito anos.

A OMATAPALO é acusada de corromper governadores e Ministros para ganhar obras públicas em Angola.

Um analista contacto pelo Confidence News, recomendou a Procuradoria-Geral da República a investigar a OMATAPALO, recorrendo a ajuda internacional.

Para o analista, a PGR deve solicitar os relatórios de contas da OMATAPALO, para saber se a empresa cometeu crimes de corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *