Lourenço recebe diplomatas e aponta violação do Direito Internacional como “verdadeira” ameaça a paz e segurança internacionais

Spread the love

O Presidente João Lourenço recebeu, na terça feira, diplomatas acreditados em Angola em cerimónia de cumprimentos de Ano Novo.

No evento, realizado anualmente, que simboliza a diplomacia e a cooperação, o presidente destacou a realização de objetivos político-diplomáticos significativos em 2023, e a continuidade do desenvolvimento de infraestruturas nacionais, como o novo aeroporto internacional de Luanda.

Durante o seu discurso, Lourenço enfatizou a importância das relações bilaterais baseadas na confiança e na cooperação mutuamente vantajosa e apontou os esforços de Angola na atração de investimentos privados, sublinhando o papel do país na promoção da paz e da reconciliação em nações africanas afetadas por conflitos.

O Presidente angolano manifestou preocupação com a violação do Direito Internacional e dos princípios da Carta das Nações Unidas, que considera como ameaças sérias à paz e à segurança globais, referindo-se a eventos internacionais recentes, incluindo a situação no Médio Oriente, como exemplos preocupantes que requerem uma resposta urgente das Nações Unidas.

Lourenço chamou a atenção para a necessidade de uma ordem mundial justa, reforçando a importância da não ingerência, do respeito à soberania e da integridade territorial dos Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *