Carolina Cerqueira destaca novos alicerces fortes na parceria paritária OEACP-EU

Spread the love

A presidente da Assembleia Nacional de Angola, destacou, hoje, a importância dos novos alicerces firmes na parceria entre os Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e a União Europeia (UE), marcando um novo ciclo na cooperação entre estas regiões.

Discursando no discurso da Cerimónia de Abertura da 1ª Sessão Plenária Parlamentar Paritária OEACP-UE, no âmbito do novo Acordo de Samoa, hoje realizado em Luanda, a Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, enfatizou o facto de os Estados de África, Caraíbas e Pacífico e União Europeia (OEACP-UE) terem feito história ao lançar os novos alicerces na parceria paritária, assente numa estrutura institucional a favor dos povos.

“Estou convicta que fizemos história e lançamos novos alicerces na parceria paritária assente numa nova estrutura institucional, mas que mantém o mesmo foco, a mesma coesão e a mesma determinação de fazer com resiliência cada vez mais e melhor a favor dos nossos povos”, exprimiu Carolina Cerqueira.

Esta reunião histórica, que ocorreu 15 anos após a última sessão paritária em Luanda, reuniu 416 delegados de diversos continentes sob o lema “Um novo impulso às relações entre a União Europeia e os países de África, Caraíbas e Pacífico e a União Europeia, uma parceria liderada pelos povos”.

Os participantes comprometeram-se a trabalhar juntos para enfrentar os desafios geopolíticos mundiais, enfatizando a importância da dignidade humana e de uma abordagem holística para o desenvolvimento social e humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *