YANGO vai obrigar clientes a fazer selfies no lugar em que estão quando solicitam a corrida – Aplicativo passou a ter botão de pânico para accionar CISP

Spread the love

A empresa de táxi por aplicativo YANGO vai, nos próximos dias, obrigar os seus clientes a fazer selfies no lugar em que estão quando solicitam o serviço de táxi na plataforma durante o período nocturno, para garantir a segurança dos motoristas e dos passageiros.

Para proteger clientes e condutores, a Polícia Nacional, através do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), vai também passar a verificar os dados dos automobilistas que trabalham ou pretendem trabalhar com o aplicativo desta operadora. O aplicativo dispõe igualmente de um botão de pânico onde o cliente ou o motorista podem accionar o CISP, soube o Novo Jornal.

Nos últimos tempos têm surgidos vários relatos de assaltos e sequestros em que os visados são motoristas ou clientes de táxis por aplicativo.

No mês de Outubro de 2023, os motoristas dos táxis personalizados YANGO, HEETCH, UGO e T”LEVA queixaram-se ao Novo Jornal dos assaltos e dos raptos durante as viagens que efectuam.

Na altura, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Táxis Personalizados e Parceiros (STATEPP), a Associação dos Táxis Personalizados de Angola (ASTPA) e a Associação de Motoristas de Aplicações (AMA), que realizaram uma paralisação dos serviços, queixaram-se que os motoristas não são protegidos pelas empresas responsáveis pelos aplicativos de táxis.

Em declarações ao Novo Jornal, esta quarta-feira,21, o director para Angola da YANGO, Ivan Mugimbo, disse que a Polícia, através do CISP, vai passar a monitorar a actividade da operadora e assegurou que tanto os clientes, como os motoristas, já podem contactar directamente o CISP.

Segundo este responsável, a plataforma digital que disponibiliza serviço de táxi reforçou os mecanismos de segurança, promovendo maior autonomia aos viajantes na formulação de participações e denúncia de ameaças ao CISP.

“Temos no nosso aplicativo um botão de pânico onde o cliente ou o motorista podem accionar o CISP. Ao accionar o botão, ele liga automaticamente para o 111 e o CISP recebe esse alerta”, contou este responsável.

Josina Delegado, secretária-geral da Associação de Motoristas de Aplicações, disse ao Novo Jornal ser importante que as empresas cadastrem, rigorosamente, os clientes, para garantir segurança aos condutores.

“As empresas devem exigir a cópia do Bilhete de Identidade (BI) dos clientes e o nome do registo para ser fácil identificá-los em caso de suspeita de assaltos e raptos”, contou.

Conforme Josina Delegado, da AMA, tem havido muitos assaltos e raptos aos motoristas dos táxis personalizados, mas as empresas não conseguem passar os verdadeiros dados dos passageiros.

Fonte: Novo Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *