Governo português não descarta nacionalização da TAP

Spread the love

O governo português estaria disposto a nacionalizar a companhia aérea TAP, da qual controla 50%, para evitar o seu desaparecimento ante a crise atual, declarou nesta terça-feira o premier Antonio Costa.

As negociações entre o investidor americano David Neeleman e “outra companhia” para vender sua participação na TAP foram suspensas, declarou o chefe de governo socialista, em entrevista ao “Observador”. “Neste contexto, não podemos descartar a necessidade de nacionalizar a TAP ou qualquer outra empresa essencial para o país, evitando o risco de perdê-la após esta crise.”

O ministro das Finanças, Mario Centeno, também mencionou a hipótese de nacionalização, em entrevista ontem à noite ao canal TVI: “A TAP enfrenta desafios únicos. Há muitas formas de intervir e esta é uma delas.”

Privatizada em 2015 em 61%, um ano depois o governo português assumiu 50% do capital da empresa. O consórcio privado Atlantic Gateway, de Neeleman e seu sócio português, Humberto Pedrosa, conta atualmente com 45%, e os 5% restantes são dos funcionários.

No fim de fevereiro, a imprensa portuguesa informou que a alemã Lufthansa, aliada, na ocasião, à americana United Airlines, havia iniciado negociações para comprar de Neeleman parte da TAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *