Banqueiro angolano firma parceria com a família real de Abu Dhabi

N'Gunu Tiny que é um banqueiro angolano
Spread the love

O xeque Hamad Al Nahyan tornou-se no novo parceiro comercial do banqueiro angolano N’Gunu Tiny.
N’Gunu Tiny que é um banqueiro angolano de origem são-tomense bem conectado nos círculos políticos angolanos, é filho de Carlos Tiny, ex-ministro das Relações Exteriores daquele pequeno arquipélago lusófono. Firmou parceria com o xeque dos Emirados Hamad bin Khalifa bin Mohammed Al Nahyan, um parente distante da família governante de Abu Dhabi.

Em 22 de abril do corrente ano, lançou uma joint venture chamada HBK Emerald Investments, apoiada pela sua empresa de consultoria e investimento Emerald Group e pelo escritório da família do sheik, o Departamento de Projectos da HBK.

Advogado que se tornou banqueiro, Tiny mantém laços com o governo angolano. De 2011 a 2012, ocupou uma posição oficial como membro do conselho da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários de Angola.

Presidência em bancos angolanos

N’Gunu Tiny investe principalmente nos domínios financeiro e de petróleo nos quais passou parte de sua carreira. No sector bancário angolano, presidiu a assembleia geral anual do Finibanco de 2011 a 2013 e, de 2016 a 2018, actuou como presidente do extinto Banco Postal, do qual o Estado era accionista.

Em janeiro de 2019, pouco menos de um ano após a renúncia da Tiny, o Banco Postal encerrou as suas actividades quando o banco central revogou a sua licença, alegando que o banco possuía capitais próprios insuficientes.

Tiny criou o seu próprio veículo de investimento, o Banko Financial Group (BFG), em outubro de 2019. Com escritórios em Nova York e Londres, essa subsidiária da Emerald investe no sector bancário africano e também procura desenvolver os serviços bancários on-line.

É proprietário de um sistema de pagamento móvel, denominado Makeba, voltado para a diáspora africana nos Estados Unidos e na Europa em que a Emerald investiu.

Na área de consultoria, Tiny ainda é Director e sócio da Optimal Investments, empresa sediada em Portugal. Em 2012, também fundou a Eaglestone, sediada no Reino Unido, que tem um grande interesse em Angola, Moçambique e Portugal, embora o próprio Tiny tenha se retirado da empresa anos após a sua fundação.

Luanda Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *