Por causa da poluição e pesca não declarada mar angolano está a ficar sem peixe

Spread the love

A poluição da costa e a pesca não declarada está a provocar uma carência de peixe no mar angolano. O alerta é da Associação das Mulheres Marítimas, Portuárias e Actividades Conexas de Angola que defende uma estratégia mais sólida de fiscalização para o país.

A poluição de navios e a captura ilegal do peixe na costa angolana está a ter um impacto na fauna angolana. A denuncia é da responsável pela Associação das Mulheres Marítimas, Portuárias e Actividades Conexas de Angola, Maria Elizeth, que defende uma estratégia mais sólida de fiscalização.

“A pesca ilegal é grande mal que tem estado a devastar a nossa fauna. Estamos a ficar sem peixe. Temos que ter mais cuidado, termos uma pesca sustentável. Angola também é parte desta convenção, que vela parte da poluição por navios, visto que os nossos navios também poluem”, lamentou.

A especialista em Direito Marítimo revela que o país precisar aderir, ainda este ano, ao projecto de mar-cultura, para reflorestar a sua fauna.

“O projecto mar-cultura é um grande projecto já foi submetido. Nós precisamos muito deste projecto, tendo em conta os objectivos de desenvolvimento sustentável, precisamos reflorestar a fauna. Se este projecto for implementado este ano, será uma grande valia”, sublinhou.

A Associação Industrial de Angola alertou, em Julho do ano passado, que o país perde centenas de milhões de dólares com a pesca ilegal. Na altura, o Ministério das Pescas e Recursos Marinhos respondeu estar a considerar uma legislação mais dura.

Fonte: RFi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *