Isabel dos Santos oficialmente pobre

isabel dos santos pobre
Spread the love

Foi dona de um império internacional que se estendia da banca às telecomunicações, passando pelo cimento e pelo petróleo, Isabel dos Santos chegou a ser considerada a mulher mais rica de África, com uma fortuna estimada em 3,4 mil milhões de dólares. 

A contas com a justiça em Angola e Portugal, Isabel dos Santos viu a sua participação em empresas que lhe permitiram entrar no clube dos mais ricos arrestadas.

Actualmente Isabel dos Santos já não faz parte da lista da FORBES sobre os mais ricos do mundo.

Este revés poderá afectar o percurso empresarial de Isabel dos Santos, que começou em 1996 – como dona de um restaurante e clube nocturno em Luanda, o Miami Beach Club – e que inclui participações na banca em Angola (Banco de Fomento Angola) e em Portugal (BPI), BIC em Angola, EuroBic em Portugal, na sociedade de cimentos angolana Cimangola, nas telecomunicações em Angola (Unitel) e em Portugal (Nos) e Zap em Angola, no ramo petrolífero em Portugal (Galp), rede de supermercados Candado em Angola.

Em 2013, a revista norte-americana Forbes noticiava que Isabel dos Santos se tinha tornado na primeira mulher bilionária em África. Quatro anos depois estimava a sua fortuna pessoal em 3,4 mil milhões de dólares, mais do que qualquer outra mulher no continente africano.

Pelo meio, inúmeros “títulos” na imprensa internacional: o britânico Guardian chamava-lhe “Princesa”, o espanhol El País “Rainha de África e Imperatriz de Portugal”, o Le Monde comparava-a a uma “oligarca russa”.

Visto que eram essas as participações que lhe davam o titulo de bilionária, Isabel dos Santos esta oficialmente pobre.

Mas engana-se quem pensa que esta realidade que vive a primogénita do homem que governou Angola com mão dura e a pilhar a riqueza do pais durante trinta e oito anos, a coloca na miséria.

Isabel dos Santos ainda tem muito dinheiro não declarado que resultou da venda de diamantes na qualidade de vendedora exclusiva deste mineral. Durante muitos anos, Isabel Santos facturou milhões sem declarar o destino dos dividendos que dai advinham.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *