Caso IURD pode levar ao rompimento de relações diplomáticas entre Angola e Brasil

Spread the love

A crise na Igreja Universal do Reino de Deus, vem ganhando proporções políticas que podem levar ao rompimento das relações entre os governos angolano e brasileiro.

De acordo com a imprensa brasileira, o presidente Jair Bolsonaro, membros do seu governo e representantes do Congresso têm assumido posições em defesa da ala liderada pelo bispo Edir Macedo.

O Presidente brasileiro enviou uma carta, na segunda-feira (13/07), à João Lourenço, manifestando preocupação com os acontecimentos e pedindo o aumento de protecção aos missionários brasileiros.

Analisando a crise da IURD numa estação radiofónica de Luanda, o jornalista Graça Campos, disse que o facto de o caso ter ido parar ao parlamento angolano, significa que o governo angolano está com “algumas” dificuldades de lidar com esse assunto.

Não é comum o  governo angolano consultar o parlamento, a sociedade sobre vários assunto e geralmente decide unilateralmente, referiu.

Já o deputado Raul Danda, que considerou o dossier como sendo “cabeludo”, confirmou que o governo enviou ao parlamento um relatório sobre vários acontecimentos relacionados ao caso e confirmou que 4 comissões da Assembleia Nacional estarão envolvidas para a analise do caso, numa reunião que terá lugar brevemente, entre parlamentares e representantes do governo angolano.

Tratam-se das comissões de Assuntos Jurídicos, de Segurança, de Assuntos Religiosos e a de Direitos Humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *