Angola prepara militares para intervir na Costa do Marfim

Miala
Spread the love

O General Fernando Garcia Miala, principal arquitecto da diplomacia secreta do Presidente João Lourenço fez recentemente, uma visita discreta a Abidjan na segunda semana de Agosto. 

Segundo o site África Intelligence, a visita do Director-geral do SINSE, visou encontrar-se encontrou-se com aliados próximos do Presidente Alassane Ouattara e garantiu-lhes o apoio político e material de Luanda na campanha eleitoral que Ouattara iniciou após a morte repentina, a 8 de julho, do primeiro-ministro e candidato presidencial Amadou Gon Coulibaly.

Segundo a fonte, este apoio é tanto mais importante porque, no governo de Eduardo dos Santos, Angola foi firme apoiante de Laurent Gbagbo, chegando a comprar 20% da refinaria Société Ivoirienne de Raffinage.

Quando Ouattara chegou ao poder em 2011, Angola desafiou veementemente a sua legitimidade. O sucessor de Dos Santos mudou abruptamente esta política em 2017, reconciliando-se com Ouattara.

O presidente angolano está pronto para estreitar ainda mais os laços com a Costa do Marfim.

Durante sua visita a Abidjan, Miala deu a seus interlocutores marfinenses um plano para um batalhão de reserva operacional que poderia intervir em uma das duas capitais se o governo fosse ameaçado.

Este projecto, de acordo com o site francês, também poderia ser estendido ao Gabão, que o General Miala também visitou recentemente.

Em Luanda, este batalhão seria confiado ao General José Garcia Contreiras e chamar-se-ia Luliab-3 (para Luanda, Libreville, Abidjan). Se a iniciativa for bem-sucedida, ela poderá ser reforçada por mais arranjos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *