Família Bongo é libertada e chega a Angola após mediação de João Lourenço

A família do ex-presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, foi libertada e chegou a Luanda na noite de quinta-feira, 15 de maio, após quase dois anos de detenção.

A libertação ocorreu graças à mediação do Presidente de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, junto ao atual líder gabonês, General Brice Oligui Nguema.

Ali Bongo, deposto em um golpe militar em agosto de 2023, estava sob prisão domiciliar desde então. Sua esposa, Sylvia Bongo, e o filho, Noureddin Bongo Valentin, foram detidos sob acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo relatos, ambos estavam presos em celas no porão do palácio presidencial em Libreville e foram transferidos para prisão domiciliar em 9 de maio de 2025.

A libertação da família Bongo foi resultado de um acordo entre João Lourenço e Brice Oligui Nguema, que assumiu o poder após liderar o golpe de Estado que encerrou 54 anos de domínio da família Bongo no Gabão. Oligui Nguema, primo de Ali Bongo, foi eleito presidente em abril de 2025 com cerca de 95% dos votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *