O Presidente da República já se encontra em Genebra, Suíça, para participar na septuagésima oitava Assembleia Anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem início esta semana.
O Chefe de Estado angolano participa no evento na qualidade de Presidente em exercício da União Africana, a convite do Diretor-Geral da OMS.
A Assembleia, considerada uma das mais importantes do calendário da saúde global, será marcada pela assinatura de um acordo histórico sobre a Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias — fruto de negociações iniciadas em 2021.
João Lourenço será o primeiro a discursar na sessão de alto nível, agendada para esta terça-feira, 20 de maio, destinada a Chefes de Estado e de Governo. A seguir ao Presidente angolano, estão previstas intervenções dos Presidentes de França, Emmanuel Macron; do Egipto, Abdul Fatah Al Sisi; da África do Sul, Cyril Ramaphosa; além dos Primeiros-Ministros da Croácia, Tailândia e Austrália. O Secretário-Geral das Nações Unidas e líderes de países como Filipinas, Senegal, Vietname, Tanzânia e Cabo Verde também marcam presença.
A participação de João Lourenço nesta cimeira reforça o papel de Angola e da União Africana no debate sobre políticas de saúde globais e na construção de respostas coordenadas para desafios sanitários futuros.